quinta-feira, 21 de junho de 2018

Projeto (des) Acumuladores – Parte 05



Piloto Automático + Dica de Livro

O último post foi em fevereiro, não acredito que já faz esse tempo todo! O__o Bem que eu achava que estava em tempo de fazer outro update, mesmo tendo perdido muito do ânimo com os eventos passados.. Mas enfim, depois de tudo que aconteceu, procurei buscar em mim nova motivação pra seguir adiante com esse projeto, e no dia seguinte à discussão já estava arrumando novamente. Não dá pra desanimar totalmente, precisamos virar a página o mais rápido que der, e foi o que eu procurei fazer. Enquanto eu estiver nessa casa, ao menos quero um ambiente limpo, organizado (dentro do possível devido às circunstâncias..) e livre de baratas.

No último post esqueci de comentar que também doei algumas roupas minhas que mantive por muitos anos, pois eram muito bonitas, em lindas cores (cerca de 10 ou 11 blusas). O problema é que eu era alérgica àquele material, e sempre coçava muito.. Fiquei me perguntando por que guardei por tanto tempo (uns 10 anos ou mais) todas essas blusas que me faziam mal e eu não conseguia usar, tanto que ainda estavam novas.. (Pena, esqueci de tirar foto delas..) Acho que muitas vezes nós nos acostumamos com esse “piloto automático” e não pensamos muito sobre por que guardamos certas coisas.

Mas uma grande ajuda que tive nesse sentido foi o livro “Não deixe para depois o que você pode fazer agora”, de Rita Emmett (não lembro se já mencionei). Esse livro tem grandes dicas para superar a protelação e criar coragem de enfrentar a bagunça, ou seja qual for a tarefa que você estiver protelando. Dele destaco duas dicas (entre muitas que já me ajudaram):

1- Sistema de recompensas: onde para uma determinada tarefa realizada, você se permite uma recompensa pré-estabelecida, equivalente ao tamanho/dificuldade da tarefa. Por exemplo: se eu conseguir realizar o reparo (fácil mas que venho adiando) de um bico de luz da cozinha, vou me permitir saborear um pedaço de torta sem culpa de sair da dieta. Ou então se eu conseguir completar e entregar um trabalho importante dentro do prazo, vou me permitir um cinema no fim de semana. Ou mesmo, se eu conseguir dar aquele telefonema difícil, vou me permitir ficar uma hora jogando videogame ou olhando coisas divertidas na internet. São sempre recompensas que lhe deem prazer, e que sejam pra você mesmo (a).

2- Fazer 1º a tarefa mais chata/difícil: essas normalmente são as primeiras a serem adiadas, por causa do stress relacionado a elas. Mas muitas vezes adiá-las consome mais tempo e energia (e gera muito mais stress) do que atacar o problema de uma vez. Além disso, após enfrentar o problema, normalmente nos sentimos muito mais leves e energizados, o que em si já é uma grande recompensa. Mas também gosto de combinar essa tática com as recompensas, pra dar ainda mais coragem de entrar em ação, e minimizar as chances de deixar pra depois.



Outra coisa que eu guardava muito era books. Como sou corretora e trabalhei por quase 2 anos só com lançamento e estoque de incorporadora, tinha ainda uma quantidade enorme de books e panfletos guardados. Já vinha me livrando deles há um bom tempo, e agora esses da foto acho que foram os últimos. E com isso sobra mais um pote pra guardar coisas que ainda quero. =)





Updates mais recentes - E as coisas voltam a ser a ser o que eram...

Faz alguns dias que estava tentando escrever este post, mas vinha adiando porque não queria escrever mais coisas ruins e depressivas. Então, conversando com uma amiga muito querida que conhece um pouco mais da minha situação, me lembrei que o motivo porque comecei a escrever esses posts foi pra ajudar outras pessoas (ao menos como referência) que possam estar passando pelos mesmos problemas. Então cheguei à conclusão de que posso até amenizar, mas devo ser sincera sobre a realidade do que acontece, até pra não criar falsas esperanças em casos semelhantes.

Bem, dias após a discussão do post anterior, meu irmão acumulador nos pediu desculpas pelo comportamento. Após isso também houve novas crises.. E os espaços que eu tinha liberado com as semanas de organizações, ele está novamente preenchendo com coisas que traz das ruas. As mais recentes são uma enorme impressora quebrada, e uma cafeteira que também não funciona, fora vários itens menores. Diante disso, resolvi não me estressar tanto com o que não posso mudar. Vendi a lata maior de tinta, das duas que eu tinha comprado. Mantive somente a menor, para alguns retoques. Estamos vendendo/doando algumas coisas nossas que não queremos, e seguem os planos de nos mudarmos para outra casa (somente eu, meu outro irmão, e nossos 2 gatos). A propósito, coincidência ou não (e eu não acredito em coincidências), a moça que comprou a lata de tinta é psicóloga, e ela também me disse que a única solução real em casos como este é mudar de casa, longe do acumulador. Pois o acumulador precisa antes admitir que tem um problema, ou nada mudará...

Pra quem passa por situação semelhante, digo que você não está sozinho (a): há cada vez mais pessoas hoje em dia escravas desse mal, sejam acumuladores ou entes queridos destes. Mas que pra conseguir ter uma casa organizada e limpa, sem a loucura da acumulação, pode ser que você precise tomar a mesma decisão, de se afastar da pessoa que tem esse problema. E se você é essa pessoa que acumula, precisa urgente perceber que tem sim um problema, que é muito semelhante ao vício das drogas ou bebida alcoólica, e que ele prejudica terrivelmente a você e seus familiares, afastando amigos e parentes, transformando as pessoas da casa em reclusas, que dia a dia vão abrindo mão da liberdade, da higiene, da saúde, da alegria.. e por fim até mesmo da sanidade.

Bem, fica meu alerta, e desejos de sorte e sucesso a todos que vivem essa realidade e desejam se libertar dela.



E abaixo mais algumas fotos de exemplo da bagunça que nosso irmão traz (desculpe pela qualidade da última foto, tivemos problemas com a câmera anterior).


Como era o canto entre os sofás, antes de ser esvaziado:



Este é outro canto do sofá. Aqui eu já tinha
removido quase todo o entulho, e abaixo
disso havia traços de cupim de solo (que
também pode ser visto no canto entre as
paredes)


Como ficou o canto entre os sofás, depois da organização:

A ideia era fazer reparos nesse piso. A parede
eu consegui pintar um pouco depois
dessa foto


Uma pequena parte das coisas que retiramos
de casa



Como está voltando a ficar...



2 comentários:

  1. Aw, man, this is never-ending! The last collage is absolutely heartbreaking. I would not have the energy to do anything knowing it goes back so quickly. Cleaning my house for a few days really took it out of me, and that was mostly several weeks of two people misplacing things and two cats raising dust over items that don't sit behind closed doors. I hope you can get a new place soon, what does your "good" brother think about it?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeah... It really REALLY drains the energy completely. I keep thinking how it would be if I hadn't removed all the junk (and it was a LOT of it, the second to last pic was just a tiny part). And to see the garbage mountain growing again is disappointing to say the least. That's why it took me this long to write again about it. I hadn't even noticed all this time had passed, I guess I was numbed or something.. >__< Selling the can of paint was weirdly liberating, it was like saying "ok, I tried all I could, now I had enough and finally give up"..
      The good brother too is full of that, and cannot wait to be free from this craziness. We were so happy to see the changes in the house! But the other brother had stayed away for some months, now he is back for some weeks and the results already are, as you said, heartbreaking... :(

      Excluir