quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Projeto (des) Acumuladores – Parte 04


Muitas incertezas e uma certeza..

Vou começar pelas novidades antigas, que ainda não tinha postado. Como comentei anteriormente, o processo de desacumulação e limpeza ficou um pouco mais lento por causa do calor e de outras atividades. Nesse meio tempo, nosso amigo de São Paulo havia adiado a vinda dele para março, coincidindo com um outro evento que teremos na região. Assim ganhei mais tempo, porque realmente não ia conseguir deixar tudo arrumado, pois era (e ainda é) muita coisa pra fazer.

Nesses tempos consegui “atacar” um dos quartos, o maior deles, onde meu irmão mais velho (o não acumulador) dorme.  Aqui temos um roupeiro grande que foi atacado por cupins e não podemos mais usar completamente. O ideal é demolir, mas como é muito grande decidimos deixar como está. Ao menos consegui terminar de esvaziar, o que facilita o trabalho quando vier a ser demolido.
Mas consegui limpar o “roupeirão” de prateleiras que fica num nicho da parede. Em limpezas anteriores já tirei quase tudo que não prestava daqui, desta vez tirei o resto que faltava, limpei todas as prateleiras, e comecei a recolocar somente o que vamos realmente manter. Também pintei um pouco das paredes.

Na cozinha limpei o que faltava dos balcões (não lembro se mencionei, mas também pintei parte dos balcões por fora), e comecei a recolocar as louças.

Tive alguns dias extras em casa, devido a uma semana que não tive folga (e portanto na seguinte tive duas), e depois 4 dias por ocasião do feriadão de Carnaval. Infelizmente nesses dias não consegui fazer muita coisa, pois na primeira ocasião estava um pouco doente (dor de barriga devido à água do trabalho), e no segundo dia do feriado de Carnaval, quando estava guardando coisas no roupeirão, a escada de metal quebrou e caímos. Eu estava no topo dela e machuquei um joelho, os pés, a barriga e um ombro, mas nada de sério (somente o joelho ainda está um pouco roxo mas já está quase como novo =) ). Com esse acidente e a falta da escada, não pude pintar como havia planejado, então me ocupei mais de me recuperar e fazer pequenos reparos.


Agora as novidades mais recentes.. Bem, agora mesmo, há menos de 2 horas, nosso irmão mais novo (que já tem quase 40 anos) esteve aqui perguntando do microondas velho, uma das tralhas que ele achou na rua e que ficou meses em cima da mesa da sala. Quando trouxe, ele havia dito que era pra substituir o nosso microondas antigo (que estava em uso), e que apenas precisava de um pequeno conserto, mas assim ficou por meses. Então recentemente limpei e tentei consertar, mas então percebi que estava sem o prato de vidro, e o prato do nosso outro microondas não era compatível (era grande demais, nem passava na porta do micro). Então doei para uma instituição. Quando falei isso, ele simplesmente surtou, e passou a gritar e nos ameaçar de maneira extremamente agressiva (como fez durante muitos anos enquanto a mãe ainda estava viva.. Parecia que havíamos sido transportados de novo para aqueles tempos..). Faz umas 2 semanas ele também deixou uma geladeira aqui dizendo que seria por pouco tempo, mas antes nos perguntou se podia e nós concordamos. Hoje depois de surtar, passou a ameaçar dizendo que se a geladeira sumisse, nós íamos nos arrepender, pois ele ia acabar com a gente, com tudo que temos, colocar fogo na casa e destruir tudo... Ficou pelo menos uns 10 minutos sem parar gritando, acusando e ameaçando, gritando até para os vizinhos..

Sabe, eu tenho colocado praticamente todo meu dinheiro e tempo nessa casa, pra pagar contas, pra comprar materiais, pra realizar consertos.. Recentemente gastei quase todo dinheiro que ganhei no ano passado inteiro pra colocar o condomínio em dia, pelo bem de todos aqui. Mas será que vale a pena continuar insistindo tanto nessa casa? Às vezes.. vencer é saber quando deixar o campo de batalha. Lembro também das palavras do meu chefe e amigo, que ao me ver desperdiçando meu tempo com outros, me dizia “não se pode salvar a todos... Pensa em ti, cuida de ti, faz por ti”. Realmente não posso salvar todos, e esse nem é meu caminho. Cada um tem seu próprio timing e escolhas. Por mais que eu queira ajudar, estou deixando de cuidar de mim.. Uma outra amiga há uns 2 anos me disse que eu estava colhendo o que plantei. Perguntei o que ela queria dizer com isso, pois eu sempre tentava ajudar todos e continuava a me dar mal. Então ela perguntou “sim, e o que você plantou pra si mesma?”. Eu gelei.. e respondi “nada”, ao que ela disse “pois então, é isso que está colhendo...”, e é pura verdade.
Bom, vou seguir organizando, mas sem sacrificar mais dinheiro aqui. Há anos eu já queria me mudar com meu outro irmão e nossos gatos, mas tinha esperanças de poder ajudar esse irmão acumulador. Mas realmente não posso salvar a todos, ainda mais se isso significa me perder ao longo do caminho.



Desculpe pelo update nada animado. Por enquanto ainda vou trabalhar na casa e espero ter melhores novidades mais pra frente, mas já adianto que devido a essa situação que mencionei, enquanto estiver nesta casa nada será definitivo, apenas paliativo.

Bom, fique à vontade pra deixar seus comentários e/ou sugestões, que são sempre bem vindos.




2 comentários:

  1. That's... actually true, the part about planting and reaping. If you can, I think moving away from the younger brother is the best solution. You can't help someone unless they want to be helped or at least admit they have a problem. I hope your friend who comes next month will lift your spirits and have some good advice as well.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for your words ^^ And sure, money coming from now on will be used on that, and not anymore on a ship that is already sinking. The friend will sure help with mood, specially my older brother's (they are best friends). =)

      Excluir